CPA – Comissão Própria de Avaliação

A avaliação das Instituições de Educação Superior tem por objetivo identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, por meio de atividades, cursos, programas, projetos, considerando as diferentes dimensões institucionais conforme apresentadas abaixo:


Dimensões a serem avaliadas pela CPA


I –
A Missão e o plano de desenvolvimento institucional;


II –
A política para o ensino, a pesquisa, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estimulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades;


III –
A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição com a inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;


IV –
A comunicação com a sociedade;


V
-As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;


VI –
Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora. A participação dos segmentos da comunidade universitária implica a participação ativa nos processos decisórios;


VII –
Infraestrutura física, especialmente a de ensino e pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;


VIII –
Planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da auto-avaliação institucional;


IX –
Políticas de atendimento aos estudantes;


X –
Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior (Lei Nº 10.861, artigo 3º – SINAES).


A Lei Federal nº. 10.861 de 14 de abril de 2004 criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que prevê dentre outros procedimentos valorativos, a auto-avaliação institucional. Tal atividade deverá assentar-se em características desejadas pela comunidade acadêmica, dentre as quais se destacam: ética em sua condução; visão holística da instituição; utilidade ao aprimoramento institucional; representatividade dos segmentos acadêmicos, engajamento voluntário e participação responsável dos atores institucionais; visão crítica e propositiva acerca das atividades institucionais; sistematicidade institucionalizada.


Além do mais, deve-se destacar que a avaliação institucional fundamenta-se no princípio socrático do conhece-te a ti mesmo, que possibilita a:


a) Reflexão dos atores institucionais internos (docentes, discentes e técnico administrativos) e externos a ULT FATI (egressos e sociedade) acerca das atividades institucionais e das suas práxis;


b) Participação desses mesmos atores no intento de construir e consolidar nova consciência política e institucional;


c) Dinamização do clima institucional, que deve voltar-se para a busca de maior qualidade educacional da ULT FATI;


d) Transparência da gestão e o incremento da participação dos atores institucionais nas atividades internas.Para facilitar a condução dessa sistemática avaliativa, no âmbito interno das Instituições de Ensino Superior, a referida lei previu a criação das Comissões Próprias de Avaliação (CPA) que serão as responsáveis pela coordenação de todo o processo avaliativo.


A CPA da FATI é formada pelos seguintes membros


Representante Docente do Curso de Pedagogia: Lielci Paulo Rodrigues

Representante Docente do Curso de Administração: Samuel de Freitas (Coordenado)

Representante Discente Curso de Pedagogia: Geysa Daiane Pereira dos Santos

Representante Discente Curso de Administração: Celso Luis de Matos

Representante da Comunidade: Lucinéia Simão de Araújo (Suplente)

Representante da Comunidade Deolindes Biavatti

Representante do Corpo Técnico Administrativo: Silvia Aline Molinos Campos


Atribuições da CPA


Cabe a esta Comissão Própria de Avaliação a condução da avaliação interna institucional, organizar, analisar, descrever, interpretar e avaliar os dados a partir das fontes de informações. Os objetivos esperados a partir desta avaliação interna,  perceber quais são os pontos fortes e fracos da instituição. E com isso fornecer subsídios para que a direção da instituição possa perceber com clareza a direção que pretende seguir no futuro e suas implicações, reavaliar as metas até então estabelecidas e entender por que algumas foram alcançadas e outras não, estudar a eficácia enquanto instituição educacional de ensino, pesquisa e extensão, planejem o seu futuro a partir de uma análise minuciosa do ambiente interno e externo e de suas potencialidades reais, sistematizar e rever as políticas e suas práticas e procedimentos acadêmicos e administrativos.

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