Administração

O CURSO

Formação generalista, que proporciona aos acadêmicos uma ampla visão dos processos de transformação da sociedade, preparando-os para encarar os desfios com a utilização das mais modernas ferramentas administrativas.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL

Profissional com sólidas formações multidisiplinares, humanas e críticas; voltadas para a reflexão dos problemas cotidianos dos indivíduos, famílias e demais grupos sociais.

 

MERCADO DE TRABALHO

As oportunidades de emprego são amplas: cerca de metade dos cargos de uma empresa é para funções administrativas. O mercado é competitivo, mas está crescendo junto com a economia. Grandes companhias estão ampliando seus quadros de funcionários e as empresas familiares profissionalizando-se e buscando candidatos com boa formação para fazer parte de seus quadros. Como a atuação do Administrador é bastante ampla, esse profissional se faz necessário em todo tipo de empresa (fabril, comercial, serviços, agronegócios) e em praticamente em todas as áreas, desde a comercial, passando pela logística, financeira, compras e gestão de pessoas. As regiões Sul e Sudeste concentram o maior número de empresas que oferecem programas de trainee, enquanto o setor público tem vagas em todo o país.

 

O campo de atuação profissional do Administrador é um dos mais amplos da atualidade e a tendência é continuar a crescer sempre, pois não há empresa, negócio, serviço que sobreviva sem administração. A presença do administrador, portanto, é extremamente necessária em todas as áreas, desde as pequenas empresas até as mais consagradas multinacionais, os órgãos públicos, nas organizações não-governamentais e no terceiro setor. No cumprimento de suas tarefas, o administrador pode, além de dirigir uma empresa, exercer a coordenação de diversas áreas com vistas a um objetivo geral ou ainda, dedicar-se exclusivamente às áreas de seu interesse, como por exemplo, a área Financeira, o setor de Marketing, de Gestão de Pessoas, além de outros.

 

Diante desse cenário e para atender as necessidades do mercado, o Grupo ULT FATI/FAJAR estruturou seu curso de Administração para formar profissionais com perspectivas amplas e integradas, capazes de compreender as organizações e seus processos, entender as suas relações internas e externas, sempre aptos a resolver problemas de foma ética e criativa.
A teoria visa ao despertar da consciência crítica, reflexiva, e garante o embasamento para as decisões práticas. E por falar em prática, o curso é todo dinâmico e a ação se consolida, por exemplo, com o estágio obrigatório, uma das mais ricas oportunidades de os estudantes perceberem, no dia a dia das empresas públicas e privadas, as várias oportunidades de trabalho que terão como gestores.

 

O Grupo FATI/FAJAR, em seu curso de Administração, possibilita ao acadêmico uma oportunidade ímpar para a colocação em prática das teorias/ferramentas administrativas,  com a elaboração nos últimos períodos, de um PLANO DE NEGÓCIOS, o qual recebe a orientação direta de todos os professores da IES, com vistas a aproximar o trabalhado com a realidade onde a futura empresa será inserida/ampliada.

 

Como suporte à formação acadêmica, o Grupo FATI/FAJAR investe constantemente na estrutura física, em tecnologia, disponibilizando laboratórios específicos, firma parcerias, convênios, projetos e programas diversos com empesas públicas e privadas e mais: conta com professores que aliam a sólida formação acadêmica à vivência profissional na gestão das principais empresas da região, características que refletem a credibilidade do curso e do grupo perante o mercado de trabalho.

 

ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS:

Com a formação das primeiras turmas do Curso de Administração e Habilitações em 2004, a FATI iniciou o processo de acompanhamento de egressos em 2005.
A IES tem um cadastro de egressos dos cursos que oferta e tem encaminhado mala direta aos formados para divulgação de cursos de extensão e eventos que promove.
O cadastro de egressos visa manter o relacionamento da FATI com seus formados de modo a acompanhar o progresso profissional e possibilitar a educação continuada dos profissionais que forma. Existe também um canal de comunicação com os egressos através do site da IES. Também a FATI tem trazido egressos para compartilhar suas experiências profissionais em palestras para os acadêmicos.
Acompanhamento de egressos.
As ações de acompanhamento de egressos envolvem a manutenção de um cadastro com esses alunos, bem como a previsão de criar uma associação de ex-alunos com o objetivo de realizar reuniões periódicas com eles. Também está previsto que poderá haver a participação deles em avaliações que podem repercurtir na qualidade do curso, inclusive com previsão de ajustes no projeto pedagógico, caso necessário.

Os comentários estão encerrados.


© 2017 União Latino-Americana de Tecnologia